Dados do Município

Localização

Populina está localizada à margem do Rio Grande com altitude de 488 metros, contando com 300 km2 de área e uma população de 4.445 habitantes. Localizada na região oeste do Estado de São Paulo, entre os paralelos 19º 46' 30" e 50º 37' 30" a oeste de Greenwich, posto na margem esquerda do Rio Grande, localizado na região de São José do Rio Preto. A distância da capital do estado de São Paulo é de 620km por rodovia e 717,753km por ferrovia.

Límites: Limita-se ao Norte com o Estado de Minas Gerais, ao sul com o município de Turmalina, ao leste com o município de Ouroeste e a Oeste com o município de Paranapuã e Mesópolis.

 

Geografia

Relevo: Populina é constituída de terrenos muito ondulados, sendo cortado por uma série de pequenos córregos.

Solo: O solo do município é de tipo arenito Bauro Arenoso, fartamento erosivo, classificável com Pedsolito Vermelho Amarelo com fundos de Vale recoberto de vegetação denominada cerrado, considerando de qualidade inferior, e as terras mais altas anteriormente foram recobertas de mata tipo tropical.

Clima: O clima do município é caracteristicamente do tipo "tropical sub-quente e sub-seco" com verões úmidos e invernos pouco pronunciados mas seco, com a temperatura média de 24ºC. Chove por ano cerca de 1.200 mm de chuvas.

 

Economia:

A produção é o aspecto mais importante da vida de uma coletividade. Por ser constituídas de pequenas propriedades a predominância econômica era a agricultura tendo como principais produtos: cana de açúcar, arroz, algodão, etc. Atualmente a predominância na área agrícola recai sobre a Cana de Açúcar, tendo como produtos secundários o arroz, milho, laranja, etc. A pecuária é composta de: bovinos, suínos, equinos, etc. Existe em Populina, _estabelecimentos comerciais, que atendem as necessidades da população.

Compartilhar